Thursday, December 14, 2006

O Anti-marketing do Rock, Pop, Reggae, Blue, Jazz...

Em outubro de 2003 me formei em administração pela UFMG. Sou uma pessoa muito tranquila pra fazer amizade, mas não sei porque, não gostava de quase ninguém da minha sala. Quer dizer, sei o porquê sim. Era uma cambada de gente arrogante, de nariz arrebitado, achando que é melhor que os outros. Um competindo com o outro pra ver quem era melhor. Povo chato mesmo, Patricinhas e Mauricinhos. Mas no meio desses, existiam alguns que eu gostava, porém não andava com eles porque estavam sempre acompanhados dos "chatos". Um deles, ao se formar, começou a dedicar-se mais à sua banda de rock, ou pop rock, sei lá. Eu não entendo muito de rock. Essa banda começou a fazer um certo sucesso em BH, mas nada que a transformasse em uma revelação. Não vou dizer o nome da banda pra não queimar mais ainda a imagem.
Bom, no ano passado eles criaram um perfil no orkut para essa banda. Então eles me adicionaram como amigo, tudo bem, aceitei, conheço o João, ele é gente fina, torço pro sucesso dele, etc. Mas aí começaram a mandar e-mails, mensagens, scraps, toda semana: A banda XXX vai apresentar no sábado, apareçam, promoção da semana para os membros da comunidade, compre o CD não sei onde, e assim seguia aquele monte de spam. Então eu cansei e saí da comunidade, deletei o perfil, parei de receber aquelas chatices.
Eu não sou uma ouvinte de rock, o máximo que ouço é Raul Seixas, Jimi Hendrix, alguns lixos comerciais que tocam no rádio. Mas passo longe de saber o que seja Franz Ferdinand por exemplo... Não é desdém, é que nunca curti rock mesmo, se estiver tocando na festa eu danço, mas não decoro músicas, nem baixo mp3. Sendo então avessa ao Rock, por que é que ainda me mandam e-mail?
Recebi hoje um e-mail de tal banda. Falavam que eles iam liberar suas músicas para quem acessasse o site, para que os fãs ouvissem e votassem nas melhores. Então eles montariam o novo CD de acordo com a preferência do público. A mim pareceu insegurança. Não acho que esse seja um produto que deve ser medido dessa forma. Já vi muitas pesquisas de marketing que usamos amostra grátis para saber a preferência do cliente, mas amostra de música? Não é um tanto quanto estranho?
Sei que essa propaganda deles é muito mal feita, conheço outras bandas que utilizam de tal idéia, mas será que não percebem que estão sendo chatos? Não, tem uma que vou ter que dizer o nome: Banda Flor de Maracujá. Me lembra aquela piadinha infame: você já comeu maracujá? Mará não :S
Recebo spam dessa banda também e sou parente (prima de 3º grau) da vocalista: o que me mata de vergonha!
Enfim, querem fazer propaganda de seu negócio, procure um profissional que trabalhe com isso, caso contrário, baby, está queimando seu filme.
Eu não recebo e-mail de spam da Marisa Monte.

5 comments:

Anonymous said...

Bom, eu acho que a internet é um meio vital de divulgação - para as pequenas bandas, principalmente. Claro que nunca com excessos nem pra quem não solicitou. Pra falar a verdade, achei o lance do repertório bem estratégico. Naquele filme das cobras, por exemplo, parte do roteiro foi decidido pela internet, e foi um sucesso.

Eu receberia e-mail de spam da Marisa Monte, sim, mas nunca me mandaram. [:(]

Tô discordando de quase tudo nesse post.

Toca Raul!

salvaterra said...

mas a marisa já tem fama a rodo né? não precisa apelar pra spam. acho que esse post deveria ser uma revolta contra o spam, e não contra spam-de-banda-iniciante (seja de rock, aché, punk e o scambau). acho uma besteira tanto estarrecimento por uma espécie só de spam: ninguém é obrigado a ler, tem inclusive o anti-spam... vou mandar um email muito bravo pra alguma dessas bandas seguirem seu conselho e contratarem um marketeiro. daí eles vão descobrir que custa caro, e que pra ter dinheiro vão ter que ser ainda mais divulgados, para terem mais pagantes no show, e que pra serem divulgados sem marketeiros eles vão ter que apelar inclusive pra baixíssima humilhação de enviar spam: na melhor das hipóteses alguém abre e lê. e em uma hipótese maior ainda, alguém lê, fica bravo, e ajuda a divulgar um pouco mais.

Raquel said...

Estou dizendo que tem propagandas que são anti-propaganda.

salvaterra said...

pior que é.
pior é que só são anti-propaganda para uma porcentagem mínima dos receptores: aquelas poucas pessoas que um mínimo de inteligência. porque o resto...

R. said...

A pergunta que não (ME) quer calar:

Mas quem é Franz Ferdinand ?

Nunc'ouvi falar nesse sujeito. É novo? É velho? A princípio pareceu-me o nome d'algum compositor erudito austríaco, ou de um restaurante alemão, sei lá...

(: p


Obs: Claro que eu poderia recorrer ao indefectível Gúgo pra descobrir, mas achei que seria interessante deixar registrada aqui a minha estranheza.

ObsII: Admito que não sou um sujeito "antenado", como dizem.