Thursday, December 28, 2006

Minha via sacra pelas religiões afora até chegar ao ateísmo - parte 2 (Desilusões com o pé de coelho)

Pra fechar com chave de ouro esse ano que já vai tarde, escrevo a minha história com o pé de coelho.

Quando tinha uns 7 anos, não tenho certeza da idade, minha mãe me deu um pé de coelho e disse que era pra dar sorte. Achei aquilo o máximo, como poderia aquele objeto tão insignificante dar sorte? Não sei, só sei que, tolinha, acreditava em tudo que minha mãe dizia... Enfim, passei o dia com aquele pé de coelho no bolso, devia ser um domingo, porque não me lembro de ir a escola, tudo deu certo no dia, claro, não tinha nenhuma obrigação.

No dia seguinte fui para a escola. Por um lado, inocente, achando que aquele amuleto resolveria todos os meus problemas, de outro, sacana, poderia mostrar a todos que tinha um objeto poderoso, que poderia me dar sorte, eu ganharia qualquer coisa, qualquer jogo.


Foi então que, durante a aula me virei para a colega ao lado e disse:

- Olhe o que tenho. - mostrando o pé de coelho
- O que é isso?
- Um pé de coelho - dizendo como se todos soubessem pra que serve um pé de coelho.
- Coitado do coelho? Quem fez isso com ele? Pra quê isso?
- Burra! Pé de coelho da sorte e vou provar isso na queimada hoje! Quem for do meu time irá vencer, quem não for dançou, hahahahaha
- Meninas! Vocês estão conversando demais! Da próxima vou mandá-las pra dar uma voltinha no colégio. - gritou a professora.

Esse era nosso temor. Dar uma voltinha no colégio significava que poderíamos topar com uma das diretoras ou donas. Era uma escola pequena, uma volta significava que praticamente você iria topar com uma delas. E aí viriam milhares de perguntas: Por que está fora de sala? A professora que mandou? Vamos pra sala da diretoria resolver isso... Aquela chatice toda.

Tentamos conversar mais discretamente, e a conversa foi passando de menina pra menina, e todas queriam ficar no time do pé de coelho, todas, menos uma... Renata

Renata era aquele pior pesadelo que você tem no colégio, sabe? A melhor em tudo. Tinha melhores notas, era melhor na queimada, interpretava melhor, a mais dramática, talvez fosse a mais rica, eu ainda não tinha essa maldade, e a que as meninas mais puxavam o saco. Todas queriam ser amiga da Renata, menos eu, detestava aquela coisa chata, metida, que se achava a dona da bola. Como era antipática!

Uma vez encostei nela num jogo, não me lembro de que era, ela chorou, esperneou, falou que eu bati nela, que estava arranhada, acredito que tenha se arranhado e foi pra diretoria chorar. Me chamaram e perguntaram porque eu tinha feito aquilo. Ela me acusava, queria me bater, apontava o dedo na minha cara e eu dizia, placidamente: não fiz nada, antes tivesse feito! Não fui suspensa, nem levei nenhuma ocorrência, mas todos realmente achavam que eu tinha batido nela. Por que a Renata mentiria? Não sei porque essa implicância comigo... Mas ela fez isso, mentiu e era a menina mais nojenta que eu conhecia na época.

Então fomos pra queimada... Time do pé de coelho versus time da Renata. Também tenho que confessar minha falta de habilidade pra qualquer tipo de jogo, os únicos jogos que eu tinha talento eram os de vídeo game, como até hoje, apesar de jogar bem menos. Renata não, era a melhor. A queimada era sempre um motivo de estresse pra mim. Nunca gostei de perder, mas era obrigada a jogar. Na hora de dividir o time era assim: vamos equilibrar, Renata pra cá, carlinha pra lá (as melhores), Carol pra cá, Ana pra lá, e assim ia até chegar em mim e na Sílvia, duas péssimas em jogo, as que restavam, e as meninas diziam:

- Queima a Raquel, queima a Raquel! - algo assim, traumatizante...

Ao começar a queimada não preciso dizer que já havia me arrependido de acreditar naquele pé de coelho. Mas mesmo assim, nós fizemos um pedido para o pé de coelho nos proteger e perdemos tão feio, mas tão feio, que fui pra casa arrasada e abandonei o pé de coelho e a fé.

Bom, quero desejar aos amigos blogueiros um feliz ano novo. Que durante ele a gente peça aos nossos santos que eles nos façam ver que acreditar neles é tanta bobagem quanto acreditar num pé de coelho. E que o bom da vida é viver o agora. Nada de previsões de bom ou mau futuro, sem culpa, sem pecado, sem ter que fazer caridade pra ter a salvação. Se for pra fazer que faça sabendo que devemos tomar cuidado com a pena que sentimos pelo outro, porque só a ingratidão será sua companheira inseparável, como diz o poema. Cuidado com a caridade, é só um conselho, e se conselho fosse bom...

Versos Íntimos
Augusto dos Anjos


Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!

Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.

Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!


Bom, eu acho esse poema perfeito, sem tirar nem por, se alguém o achar triste, dê uma refletida, não é triste, apenas realista.

4 comments:

Don Rodrigone said...

por um instante eu cheguei a ter fé que o pé de coelho daria o triunfo para minha amiga Raquel... afinal eu estava com um trevo de cinco folhas no bolso... e sempre que leio textos desse jeito, eles costumam ter finais felizes. falhei tbm... minha fé continua sendo apenas no glorioso Tricolor paulista. heheheeheh

beijões, Quel. Feliz ano novo! \o/

Anonymous said...

vc não era uma criança inofensiva.
rs

R. said...

Como costumam dizer – e sempre existe um chato pra dizer isso e hoje me incumbo dessa função:

Se pé-de-coelho desse sorte, o próprio não teria perdido o dele!

(: p

Chapolim said...

Eu também peregrinei por religiões. Ultimamente me julgo agnóstico e costumo fugir do que diz respeito a Deus.
Mas tenho me sentido impelido a procurar por algo...