Saturday, November 11, 2006

Ter pena leva à caridade?

Ontem eu estava esperando o ônibus pra voltar do trabalho e tinha um senhor cego, sentando numa cadeira, com sua mochila no colo, gritando:

- Último cartão da mega-sena. Mega Sena acumulada, é o último cartão...

E assim seguia seu curso natural de trabalho. Eu fiquei observando quando, de repente, um homem parou e perguntou:

- Quanto é?

E ele com um sorriso daqueles, respondeu:

- R$3,00

- Muito caro! - respondeu rispidamente o transeunte.

Naquele momento meu coração partiu. Vi o brilho de seus olhos se apagarem. Apesar de ser cego ele estava sem óculos e seus olhos mostravam alguma expressão. Fiquei imaginando: coitado, é a última e ele vai pra casa mais cedo. Será que compro? Sim, só pra dar uma alegria a esse pobre ceguinho. Mas quanto custa se eu fizer na loteria? Ah, nem acredito nisso, acho que é tudo jogo de azar... Coitado! Gente! Alguém compra a última, o cara está dizendo, vamos lá! Ai, que dó!

E minha mente fervendo de raiva do cidadão... Se não vai comprar pra quê que pergunta o preço? Enquanto todos esses pensamentos passavam em minha mente, o cego continuava a gritar e o ônibus não passava. Quando uma mulher pára e pergunta:

- Quanto é?
- R$3,00 - Dessa vez falou com uma cara mais preocupada, sem o sorriso de antes.
- Vou levar, taí o dinheiro.

Ela lhe deu R$4,00. Ele não deu troco. Não sei se ela disse que ele podia ficar com R$1,00 ou se não ligou. Fiquei pensando, será que ele sabe diferenciar as notas? Alguém teria coragem de dar um calote num cego vendedor de bilhete de mega-sena???

Ele esperou passar um pouquinho, guardou o dinheiro. Eu pensando: que bom, a história terminou bem! Além de não ter vendido praquele pão duro, vendeu e ganhou 1 real a mais! Quando olho de novo, está lá o senhor, tirando uns papéis da mochila, conta quantos tem e volta a gritar:

- Último cartão da mega-sena. Mega Sena acumulada, é o último cartão!

No mesmo momento passa o ônibus. Entrei. Fiquei na dúvida, será que a mulher que comprou viu a mesma cena que eu vi e o fez por caridade?

Agora vejo que Nietzsche tem razão quando despreza a caridade cristã... E eu tonta, ainda me abalando com a miséria humana!

3 comments:

Anonymous said...

Eu não tenho dó de ninguém. Acho que cada um colhe o que planta. Já sei d rico q virou favelado e miserável que fez fortuna. Então, pq teria pena d algum se os recursos estão aí? Quem não usa é porque não quer. Tenho uma teoria de q o brasileiro não tem cultura pq ele não vai atras dela. Nem a classe media hj tem cultura. Daí vc quer q eles se dem bem? A gente sempre colhe o q planta. Nisso eu acredito.

Don Rodrigone said...

genial, genial. bendito ceguinho fdp que nos permitiu um texto tão bom!

Anonymous said...

Sou uma presa fácil para ceguinhos, velhinhos, criancinhas, aleijadinhos, anõezinhos, etc etc etc. Sempre fico com pena e contribuo.