Thursday, December 30, 2004

A MÚSICA EM PESSOA

Ganhei um CD do meu pai com algumas poesias de Fernando Pessoa. Claro que adorei, aqui vai uma delas, me identifiquei muito com ela!

“Cruzou por Mim, Veio Ter Comigo, Numa Rua da Baixa”
Poema de Álvaro de Campos

Cruzou por mim, veio ter comigo, numa
Rua da Baixa
Aquele homem mal vestido, pedinte por
Profissão que se lhe vê na cara,
Que simpatiza comigo e eu simpatizo
Com ele;
E reciprocamente, num gesto largo,
Transbordante, dei-lhe tudo quanto tinha
(Exceto, naturalmente, o que estava na
algibeira onde trago mais dinheiro:
Não sou parvo nem romancista russo,
Aplicado,
E romantismo, sim, mas devagar...),

Sinto uma simpatia por essa gente toda,
Sobretudo quando não merece simpatia.
Sim, eu sou também vadio e pedinte,
E sou-o também por minha culpa
Ser vadio e pedinte não é ser vadio e pedinte:
É estar ao lado da escala social,
É não ser adaptável às normas da vida,
As normas reais ou sentimentais da vida
Não ser Juiz do Supremo, empregado certo, prostituta,
Não ser pobre a valer, operário explorado,
Não ser doente de uma doença incurável,
Não ser sedento da justiça ou capitão da cavalaria,
Não ser, enfim, aquelas pessoas sociais dos novelistas
Que se fartam de letras porque têm razão para chorar lágrimas,
E se revoltam contra a vida social porque
têm razão para isso supor.

Não: tudo menos ter razão!
Tudo menos importar-me com a humanidade!
Tudo menos ceder ao humanitarismo!
De que serve uma sensação se há uma
razão exterior para ela?

Sim, ser vadio e pedinte, como eu sou,
Não é ser vadio e pedinte, o que é corrente:
É ser isolado na alma, e isso é que é ser vadio,
É ter de pedir aos dias que passem, e nos
deixem, e isso é que é ser pedinte.

Tudo mais é estúpido como um
Dostoiévsi ou um Gorki.
Tudo mais é ter fome ou não ter que vestir.
E, mesmo que isso aconteça, isso acontece a tanta gente
Que nem vale a pena ter pena da gente a quem isso acontece.

Sou vadio e pedinte a valer, isto é,
No sentido translato,
E estou-me rebolando numa grande
Caridade por mim.

Coitado do Álvaro de Campos!
Tão isolado na vida! Tão deprimido nas sensações!
Coitado dele, enfiado na poltrona da sua melancolia!
Coitado dele, que com lágrimas
(autênticas) nos olhos,
Deu hoje, num gesto largo, liberal e moscovita,
Tudo quanto tinha, na algibeira em que
Tinha pouco, àquele
Pobre que não era pobre, que tinha
Olhos tristes por profissão.

Coitado do Álvaro de Campos, com
Quem ninguém se importa!
Coitado dele que tem tanta pena de si mesmo!

E, sim, coitado dele!
Mais coitado dele que de muitos que são
Vadios e vadiam,
Que são pedintes e pedem,
Porque a alma humana é um abismo.

Eu é que sei. Coitado dele!
Que bom poder-me revoltar num
Comício dentro da minha alma!
Mas até nem parvo sou!
Nem tenho a defesa de poder ter
Opiniões sociais.
Não tenho, mesmo, defesa nenhuma:
Sou lúcido.

Não me queiram converter a convicção:
Sou lúcido

Já disse: sou lúcido.
Nada de estéticas com coração: sou lúcido.
Merda! Sou lúcido.

5 comments:

Anonymous said...

Countless teenage parties have been spiced up by this funny little game,
and countless adolescent mischiefs have amused millions of young people.
If you have a bad dog, you can submit your story online on this
submission form on baddogs. Aside from making your self blissful you also carry others
to be comfortable too.

Stop by my web site ... funny pictures animals

Anonymous said...

I every time emailed this blog post page to all my associates, as if like to read it afterward my contacts will too.


Feel free to visit my webpage :: fitness tips of the day

Anonymous said...

You will find the most updated news being uploaded or published in blogs and celeb news sites.
You can give tips to the workers in the salon, restaurants where
the star visit frequently. He covers gossip on celebrities, actors and musicians.


My blog :: latest celebrity news

Anonymous said...

Far too many children become the victims of abuse,
neglect, or abandonment and then sadly, often they become wards of the court
who will eventually determine their fate. Both the content and presentation of news are drastically different from what it used to be.
You can only visit once a day and there is no guarantee that you
will get anything from it but as I always say, free is
free.

Also visit my weblog :: Latest Daily News

Anonymous said...

Thousands protest in Russia at rallies across the nation.
What is interesting is that you get to read news
and analysis that give you an entirely different
perspective, rarely seen in corporate-sponsored media.
They can also update news on their site as and when the event
occurs while the newspapers have to wait until the next morning.



Look at my web page; Latest Daily News