Wednesday, January 19, 2005

Soneto da Separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente

*Dedicado a um amigo que se encontra nessa situação difícil.

É tão estranho imaginar que um grande amor acaba assim, sem mais nem menos, que o tempo estraga tudo, corrói e destrói os sonhos. Sonhamos em viver juntos com nosso amor, em ser um só. Mas todos que se casam nos dizem pra não fazer isso, que o casamento é o início do fim. Porém deve haver pessoas que se dão bem no casamento, não é possível. Acredito que todo relacionamento duradouro nos dias de hoje é uma espécie de casamento, pois há responsabilidades, há parceria, há sexo. Antes havia uma grande diferença, a mulher tinha que casar virgem, tinha que se "guardar" para o casamento. Hoje acredito que o motivo pra se casar ou está nos filhos ou está na pura união, na vontade de sair da casa dos pais e viver com alguém que não seja só um amigo, seja um parceiro.
Devemos analisar o tipo de namoro antes de se casar, pois se for um namoro onde há muitas discussões turbulentas, onde um não respeita o ponto de vista do outro, pra que estar junto? Pra não ficar só? Que bobagem, pois nascemos e morreremos sozinhos. Namoro é parceria, é um torcer para o outro, ajudar, dar conselhos e o mais importante, sentir vontade de ficar junto, de estar por estar, de passar horas olhando nos olhos ou abraçados. A vida é curta e não vale a pena se prender, não faça do seu namoro uma prisão. Quando ele ou ela te disser não vá a esse lugar, não converse com tal pessoa, exija um sentido pra esse pedido e, se não houver porquê, faça do seu jeito, pois se a pessoa te conheceu assim foi assim que ela gostou, não mude por ninguém, seja você mesmo!

2 comments:

Anonymous said...

O seu amigo sente muito honrado de ter uma amiga deste jeito. Acho que vc entendeu exatamente o que estou sentindo. Mas a vida é assim mesmo não é ? Não entendo como as coisas mudam em alta velocidade , ou será que percebemos as coisas tarde demais ? De todas os fatos a unica certeza é saber que tenho uma amiga do peito, e que sempre vou poder contar com ela. O resto , a gente leva. BJO

Milena said...

Passei pela mesma situação recentemente, estou me separando. Mas não perdi a fé no casamento, no amor. E nunca vou perder.

A falha é das pessoas, não do sentimento. É perfeitamente possível ser feliz ao lado de alguém por toda uma vida. Existem vários exemplos por aí.

Acredito que o segredo está no equilíbrio, em ceder um pouco aqui, em ser vc mesmo ali. A vida consiste de rotina e é possível, sim, ser feliz na rotina.

Aqueles que quebram o laço, talvez não estejam preparados para isso.
Quem procura uma felicidade alucinante e eufórica o tempo todo, deixa de apreciar a felicidade serena e cheia de paz, e passa a vida buscando um sonho impossível.

De qualquer forma, eu tô de pé de novo. Vamos ver o que a vida me traz.