Tuesday, November 13, 2007

Quando duas pessoas se relacionam e se amam de verdade não seria natural que se deixassem livres para escolhas e para viver? Essa história do amor romântico dói demais porque você deixa de ser uma pessoa livre. Às vezes ouço músicas que dizem algo como "quero te ter", ou "pior é te perder", meu deus, quanta prepotência... Não temos nada, nem ninguém. A posse é o pior do amor romântico. E a ilusão? O que você diria se visse um amigo conhecer uma mulher e ouvi-lo sonhar: é a mulher da minha vida... vamos casar e ter filhos lindos... ou o clichê "é impossível ser feliz sozinho". Acho que talvez o impossível seja ser feliz fazendo o que não se deseja apenas por convenções sociais. A questão que mais me deixa angustiada é que sempre há um porquê atrás disso que não o amor. A isso dou o nome de ilusão. A pessoa imagina que é aquela outra que vai lhe tirar da solidão, que vai lhe dar uma vida melhor, que vai passar o resto da vida aturando suas chatices. A posse e a ilusão... Que nojo estou do amor romântico!

5 comments:

Eros said...

Posse não temos nem sobre nós mesmos, quem dirá um outro.
Eu acho que o amor romântico ficou assim inaceitável depois que se misturou com o cristianismo. Ele depurado seria uma exortação à vivência da paixão, à experiência do amor, e isso não tem nada a ver com casar, ter filhos, ser eterno e blábláblá.

Anonymous said...

Também estou passando por uma fase de ódio ao amor romântico. Quanto mais me relaciono, menos acredito nesse discurso egoísta de quem confunde prisão com amor. Me incluam fora dessa...
Já tô sem saco para isso.

Anonymous said...

Cara acredito no amor, e verdade que hoje em dia ele é usado comercialmente pela mídia pra vender disco, musica, filme... E a grande maioria tem uma visão empurrada goela abaixo... Erros todos cometemos, muita coisa pra mim a culpa e do ser humano e não do sentimento em si. Se você teve experiências ruins... Eu também tive, já escolhi passar a vida do lado de uma pessoa que hoje fala abertamente que tem ódio ao amor... mais prefiro continuar tentando... Que engolir o remédio inventado pela própria mídia para curar esse mau.
To começando blog, depois passa lá.

Dani said...

Difícil encontrar alguém que tenha a mesma definição do que é o amor! Já vivi todos os tipos de amores. Hoje cheguei a conclusão de que é mais fácil viver sozinha do que tentar explicar o que é o amor, para quem não esta nem aí para ele.

Anonymous said...

A questão é que a imensa maioria das pessoas associa o amor à ilusão, sem precisar que este é um sentimento que exige que se veja ao longe. E quando a ilusão se esvai, todo o resto desmorona.